• Carregando...
O ditador nortecoreano Kim Jong Un durante o encontro histórico que teve com o presidente dos EUA Donald Trump em Cingapura, em 12 de junho de 2018 |  SAUL LOEB / AFP
O ditador nortecoreano Kim Jong Un durante o encontro histórico que teve com o presidente dos EUA Donald Trump em Cingapura, em 12 de junho de 2018| Foto:  SAUL LOEB / AFP

Dias depois de a Casa Branca ter anunciado planos para uma segunda cúpula nuclear entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, um novo relatório identificou uma base secreta de mísseis balísticos norte-coreanos a cerca de 260 quilômetros a noroeste de Seul, que é supostamente a sede do poder estratégico de mísseis do país. 

O relatório, divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, afirma que a base é uma das cerca de 20 bases operacionais de mísseis não declaradas, parte do programa de mísseis balísticos em andamento na Coreia do Norte. Pesquisadores do projeto Beyond Parallel, do centro, disseram que o último relatório fornece mais evidências de que a Coreia do Norte não está desmantelando suas instalações de armas. 

“Embora a diplomacia seja crucial, e deva ser a principal forma de resolver o problema nuclear norte-coreano, qualquer acordo futuro deve levar em conta todas as instalações de mísseis operacionais que são uma ameaça à segurança dos EUA e da Coreia do Sul”, disse o relatório. 

Leia mais: Coreia do Norte está desrespeitando acordo com EUA com bases secretas de operação de mísseis?

“A Coreia do Norte não deveria ter essas bases de mísseis balísticos”, disse Victor Cha, um dos autores do relatório. “E é claro que eles os têm e não os divulgaram”. 

Depois da histórica cúpula do presidente Donald Trump com o líder norte-coreano Kim Jong Un em junho passado, Trump escreveu no Twitter que “não há mais uma ameaça nuclear da Coreia do Norte”. 

A Casa Branca anunciou na sexta-feira que Trump realizará uma segunda cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un em fevereiro, enquanto os dois lados tentam iniciar as negociações nucleares que estão paradas desde o primeiro encontro histórico. 

“A Coreia do Norte basicamente quer abrir mão de coisas que eles não farão no futuro, ou desistir de coisas do passado que eles não precisam mais, enquanto não negociam coisas como essa, suas capacidades reais”, disse Cha, que é ex-funcionário do Conselho de Segurança Nacional dos EUA com foco em assuntos asiáticos. 

Trump disse que suas próprias habilidades de negociação podem contornar as negociações paralisadas entre os diplomatas de nível mais baixo para fechar um acordo para que a Coreia do Norte renuncie a um programa de armas nucleares que, segundo analistas, pode agora seguramente atingir os EUA. 

Especialistas disseram que não houve progresso demonstrável desde a primeira cúpula em Cingapura em junho. As alegações de Trump de que a Coreia do Norte é uma ameaça diminuída foram contraditas pelo Pentágono e pelas agências de inteligência dos EUA. A Casa Branca se recusou a comentar. 

Leia mais: Trump promete abater mísseis de “qualquer lugar, em qualquer hora”. Isso é possível?

A base Sino-ri

Das cerca de 20 bases de mísseis não declaradas, os pesquisadores do CSIS localizaram 13. Em novembro, os pesquisadores divulgaram um relatório sobre a primeira das 13 bases; o relatório publicado na segunda-feira descreve a segunda. 

A base Sino-ri está a cerca de 210 quilômetros ao norte da Zona Desmilitarizada da Coreia, segundo o relatório. Ela serviu como uma das primeiras bases para o míssil balístico mais amplamente utilizado no país, o míssil de médio alcance Nodong. A base pode ter desempenhado um papel no desenvolvimento do mais novo míssil balístico do país, lançado em fevereiro de 2017, logo após a posse de Trump. 

Leia mais: Coreia do Norte está produzindo novos mísseis balísticos intercontinentais

A base é mais frequentemente referida como uma base operacional de mísseis. Mas “cumpriu missões mais amplas” como local de teste e desenvolvimento operacional e instalações de treinamento subordinadas à “Força Estratégica do Exército Popular Coreano” (KPA), disse o relatório. A Força Estratégica do KPA é responsável por todos os testes de mísseis balísticos. 

Ao contrário de outras bases operacionais norte-coreanas de mísseis balísticos conhecidas, que estão “aninhadas em vales estreitos e íngremes de montanhas”, as principais partes dessa base estão “distribuídas em um vale raso e colinas”, disse o relatório. Os dez quilômetros quadrados da base compreendem várias pequenas vilas, incluindo aquela que dá nome à instalação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]