Anúncio oficial do nascimento do filho do príncipe William e de Kate, a duquesa de Cambridge, exposto diante do Palácio de Buckingham, em Londres. O bebê causou sensação na Inglaterra| Foto: Reuters

Batismo

Depois do nascimento, expectativa gira agora em torno do nome

CARREGANDO :)

O nascimento do filho de Kate Middleton com o príncipe William, ontem à tarde, pôs fim a meses de especulações em relação ao sexo da criança. A expectativa agora gira em torno do nome do filho do casal real.

A maior parte dos membros da realeza britânica tem três ou quatro nomes. Normalmente, esses nomes são uma combinação de homenagens a antigos monarcas e familiares.

Publicidade

O nome da rainha Elizabeth II, por exemplo, é Elizabeth Alexandra Mary: uma homenagem simultânea à mãe, à bisavó e à avó. O pai do recém-nascido, por sua vez, chama-se William Arthur Philip Louis.

Nas casas de apostas da Inglaterra, os palpites mais populares são George e James. Apesar disso, pode levar um tempo até que o nome da criança seja conhecido. Quando William nasceu, por exemplo, seu nome foi anunciado ao público apenas uma semana depois de Diana o ter dado à luz.

Já o sobrenome é opcional. Os membros da família real não precisam necessariamente de um sobrenome. A maneira formal de se referir ao novo príncipe será Sua Alteza Real o Príncipe (nome) de Cambridge.

Se quiserem, os atuais membros da família real podem usar o sobrenome Mountbatten-Windsor, adotado em 1960 pelos filhos da rainha. O nome combina Windsor, nome de família adotado pelo rei George em 1917, e o nome da família do príncipe Philip, Mountbatten.

Agência Estado

Publicidade

Interatividade

Na sua opinião, por que o nascimento do bebê real atrai tanta atenção do público e da mídia?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br. As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

***

O nascimento tão aguardado do filho de William e Kate põe fim a uma longa espera de fãs e jornalistas pelo novo herdeiro da coroa britânica, o terceiro na linha de sucessão. E joga nas alturas a popularidade da família real, já crescente desde o anúncio do noivado de Kate Middleton com o príncipe William, em outubro de 2010, seu casamento, em abril de 2011 e, por fim, com a gravidez da agora duquesa de Cambridge.

O hospital onde o menino nasceu, o St. Mary’s, tornou-se ponto turístico para fãs britânicos e estrangeiros que acompanharam a chegada do bebê mais famoso do momento. A enxurrada de souvenires que tomaram as lojas com pratos, canecas e camisas relacionadas ao bebê real, entre outros produtos, ressalta que a monarquia britânica voltou a despertar o interesse público ao redor do mundo, e não por motivos relacionados aos escândalos e tragédias protagonizados por ela nos últimos anos – o maior deles, a morte da princesa Diana, em 1997.

Publicidade

Com Kate, William e agora o menino, a realeza encara uma renovação em sua imagem, normalmente associada a uma posição simbólica no poder do Reino Unido. O novo herdeiro traz novos lucros à monarquia pela comoção que gera e o reforço de uma família real moderna, adaptada à realidade do século 21 – uma percepção iniciada por seus próprios pais, que namoraram oito anos antes do noivado, entre idas e vindas, e que chegaram a morar juntos nos tempos da faculdade.

"Há 21 anos, todos falavam sobre a novela da família real britânica em termos dramáticos e desastrosos", afirma o historiador Robert Lacey, que estuda o assunto.

A atenção constante manteve aceso o interesse do público na família real. "Muita gente ao redor do mundo sente como se tivesse acompanhado William e Harry crescerem, e choraram com eles quando a princesa Diana morreu, em 1997", afirma a historiadora canadense Carolyn Harris.

Com o bebê, Kate e William entram definitivamente na mira da mídia britânica e dos olhares curiosos em todo o planeta. Durante a gravidez de Kate, ela e William tentaram ao máximo ficar longe dos flashes. Mantiveram-se reservados, econômicos nos detalhes sobre o nascimento, apesar do frenesi.

Rainha fica "encantada" com a notícia

Publicidade

Agência Estado

O novo herdeiro da família real britânica nasceu às 16h24 de ontem no horário do Reino Unido (12h24 em Brasília). Kate deu à luz um menino com 3,8 kg. Segundo o gabinete da família real, a mãe e o bebê "passam bem" e ficaram no hospital durante a primeira noite.

Bisneto da rainha Elizabeth II, o primeiro filho do casal Kate e William é o terceiro na linha sucessória do Reino Unido após o príncipe filho Charles e o neto William. O nome da criança ainda não foi escolhido (leia mais nesta página).

Logo após o nascimento, a rainha e o marido duque Philip, o príncipe Charles e a sua mulher, Camilla, além de toda a família de Kate Middleton, foram informados oficialmente pela casa real. Segundo o gabinete da família, a rainha disse estar "encantada" com a notícia.

O nascimento aconteceu quase 11 horas depois de Kate ter dado entrada no hospital em estágio inicial do trabalho de parto. O casal chegou de carro à ala Lindo do St. Mary Hospital por volta das 6h de ontem (2h em Brasília) de modo discreto, praticamente passou despercebido pela imprensa.

Publicidade

A divulgação do nascimento aconteceu do modo tradicional: após o nascimento e o anúncio às famílias, o aviso foi levado de carro até o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha. Lá, a folha de papel foi colocada em um quadro e afixada em um cavalete nos jardins do palácio. É assim que a tradição britânica manda a família real anunciar nascimentos e falecimentos.