• Carregando...
Migrantes iraquianos retornam ao seu país, no primeiro voo de repatriação partindo de Belarus desde agosto
Migrantes iraquianos retornam ao seu país, no primeiro voo de repatriação partindo de Belarus desde agosto| Foto: EFE/EPA/Gailan Haji

O governo de Belarus informou nesta quinta-feira (18) que os acampamentos de migrantes na fronteira com a Polônia foram esvaziados. A agência de notícias estatal bielorrussa divulgou que os migrantes foram levados para um entreposto distante da fronteira. A informação foi confirmada por um porta-voz da patrulha de fronteira polonesa, segundo a agência Reuters.

Milhares de migrantes, a maioria vindos do Oriente Médio e da Ásia Central, estavam acampados na região de fronteira entre Polônia e Belarus. A crise foi vista por Varsóvia e pela União Europeia como uma ação orquestrada pelo ditador Alexander Lukashenko para desestabilizar a região, em resposta a sanções impostas ao seu regime por países ocidentais.

Segundo o jornal inglês The Guardian, 13 pessoas morreram durante a crise fronteiriça das últimas semanas. A vítima mais recente foi uma criança síria de um ano, cuja família tentou atravessar para o lado polonês. A causa da morte não foi informada, mas a família da criança teria sofrido um ataque com facas.

Nesta quinta-feira, um porta-voz de Lukashenko afirmou que o governo de Belarus discutiu com a Alemanha a criação de um corredor humanitário para a União Europeia para 2 mil dos migrantes na fronteira e que o regime bielorrusso concordou em ajudar a transportar os 5 mil restantes de volta aos seus países de origem, principalmente Síria e Iraque. A Alemanha não aceitou o acordo, sob a alegação de que o problema diz respeito a toda a União Europeia e não apenas ao país.

Também nesta quinta-feira, centenas de iraquianos viajaram de volta ao Iraque a partir do aeroporto de Minsk. De acordo com a Reuters, foi o primeiro voo de repatriação partindo de Belarus desde agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]