• Carregando...
Bernie Sanders em Nevada
Bernie Sanders diz que sua candidatura vai “varrer” o país.| Foto: Ethan Miller/AFP

O senador Bernie Sanders obteve uma vitória folgada nas primárias do Partido Democrata em Nevada. Após a contagem de 50% dos votos, Sanders liderava com ampla margem, com 46,6%, segundo informações divulgadas neste domingo (23/02) pela emissora CNN e pelos jornais The New York Times e The Washington Post. O ex-vice-presidente Joe Biden vinha distante, em segundo lugar, com apenas 19,2%. O resultado fortalece o senador na disputa pela indicação democrata do candidato que vai enfrentar o republicano Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos.

A vantagem de Sanders em Nevada foi confirmada em quase todos os grupos demográficos, permitindo que ele estabelecesse um marcador no primeiro estado com uma parcela significativa de eleitores não brancos.

De acordo com o Washington Post, Bernie Sanders saiu vitorioso entre aqueles com diplomas universitários e eleitores sem formação superior e em todas as faixas etárias, exceto as com mais de 65 anos. “Ele recebeu mais da metade dos votos dos hispânicos – quase quatro vezes mais apoio do que o seu rival mais próximo, o ex-vice-presidente Joe Biden”, publicou o Post.

"Em Nevada, montamos uma coalizão multigeracional e multirracial, que não só vencerá em Nevada, como também varrerá em todo o país", disse Sanders durante comemoração em San Antonio, depois que os meios de comunicação anunciaram o vencedor.

O triunfo em Nevada, depois de fortes atuações em Iowa e New Hampshire, deixa Sanders em vantagem para as primárias do próximo sábado (29) na Carolina do Sul, e as disputas da Super Terça, em 3 de março, na disputa com a ala moderada do partido. Eleitores democratas de 14 estados votarão na Super Terça.

Após as prévias em Nevada, continua a incerteza sobre quem é o maior rival de Sanders na corrida pela indicação democrata. As forças centristas do partido estão divididas e não tem um alternativa consistente para enfrentar o senador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]