• Carregando...
joe biden
Candidato democrata à presidência Joe Biden conseguiu uma boa vantagem sobre Sanders| Foto: Mandel NGAN/AFP

O pré-candidato à presidência Joe Biden venceu as prévias democratas desta "Miniterça" (10), quando seis estados alocaram 352 delegados na disputa interna de nomeação do partido. Com isso, ele conseguiu manter o ímpeto da Superterça (3), que o lançou como favorito na corrida presidencial interna, e passou a ser o candidato mais probabilidades de enfrentar o presidente Donald Trump nas eleições de 3 novembro.

O democrata moderado venceu com uma ampla margem em Michigan, o estado com mais delegados em jogo nesta terça e onde o candidato socialista Bernie Sanders tinha grandes expectativas de vencer, já que nas prévias de 2016 contra Hillary Clinton ele havia conseguido uma grande vitória por lá e manteve viva a sua campanha.

Biden conseguiu um desempenho ainda melhor no Missouri e no Mississippi, e também declarou vitória em Idaho.

Ambos ficaram tecnicamente empatados no estado de Washington, com uma pequena margem de votos a favor do senador de Vermont. Mas o resultado também foi considerado decepcionante para Sanders, porque há quatro anos ele havia conseguido 70% dos delegados na disputa com Clinton.

Na Dakota do Norte, que até a manhã desta quarta-feira tinha 77% das urnas apuradas, o candidato socialista tinha uma pequena vantagem, mas estava empatado com o ex-vice-presidente no número de delegados.

Com esses resultados, Biden conseguiu uma diferença de 160 delegados sobre Sanders e se aproxima com mais velocidade dos 1.991 necessários para conseguir a nomeação democrata.

Até o fim de março, mais 739 delegados serão alocados e ficará mais claro se a convenção democrata será ou não contestada, ou seja, se será necessário uma segunda rodada de votos na reunião nacional do partido caso nenhum dos candidatos consiga a maioria dos delegados comprometidos durante a primeira votação. A segunda rodada envolve a participação dos superdelegados, que geralmente são políticos eleitos e figurões do partido, que tendem a votar em Biden, considerado o candidato do establishment democrata.

As prévias democratas vão até 6 de junho e a convenção nacional está marcada para ocorrer em Milwaukee, Wisconsin, entre 13 e 16 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]