• Carregando...
O presidente americano Joe Biden anuncia que os EUA usarão reserva estratégica de petróleo para conter alta do combustível
O presidente americano Joe Biden anuncia que os EUA usarão reserva estratégica de petróleo para conter alta do combustível| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou nesta terça-feira (23) o uso de reservas estratégicas de petróleo do país para ajudar a compensar um aumento nos preços do combustível.

O governo americano disse que o Departamento de Energia liberará 50 milhões de barris de petróleo da reserva de emergência mantida pelos EUA, a maior liberação já realizada na história do país, segundo Biden, e que será feita em conjunto com outras grandes nações consumidoras de energia, incluindo China, Índia, Japão, Coreia do Sul e Reino Unido.

A medida foi anunciada em comunicado da Casa Branca pela manhã. Biden detalhou o assunto em pronunciamento à tarde.

"Os consumidores americanos estão sentindo o impacto dos preços elevados da gasolina nos postos e nas contas de aquecimento doméstico, e as empresas americanas também estão, porque o fornecimento de petróleo não tem acompanhado a demanda enquanto a economia global emerge da pandemia", disse o comunicado da Casa Branca. "É por isso que o presidente Biden está usando todas as ferramentas disponíveis para trabalhar para reduzir os preços e resolver a falta de oferta."

O preço médio da gasolina comum nos Estados Unidos é de US$ 3,403 (R$ 19,15) por galão (3,78 litros), segundo dados desta terça-feira do AAA Gas Prices, site de uma organização americana de automotores.

"Vai levar algum tempo, mas logo você verá o preço da gasolina cair quando você encher o tanque", disse Biden em seu discurso, segundo a CNN. "E, a longo prazo, reduziremos nossa dependência do petróleo, à medida que mudarmos para energia limpa."

"Estamos entrando em ação. O principal motivo pelo qual os americanos estão pagando altos preços pela gasolina é porque os países produtores de petróleo e as grandes empresas não aumentaram o fornecimento de petróleo com rapidez suficiente para atender a demanda. E a oferta menor significa preços mais altos em todo o mundo, globalmente, para o petróleo", acrescentou Biden.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]