• Carregando...
Joe Biden, presidente eleito dos EUA segundo projeções da imprensa, discursa em Wilmington, Delaware, 10 de novembro
Joe Biden, presidente eleito dos EUA segundo projeções da imprensa, discursa em Wilmington, Delaware, 10 de novembro| Foto: ANGELA WEISS / AFP

Joe Biden, presidente eleito dos EUA segundo projeções da imprensa americana, recebeu nesta terça-feira (10) a ligação de líderes de países aliados que o parabenizaram por sua vitória nas eleições presidenciais. O presidente Donald Trump não reconhece a vitória da chapa democrata e está entrando com ações legais sobre os resultados, enquanto a apuração dos votos segue em andamento em alguns estados.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse a Biden que espera uma relação de confiança e trabalho em conjunto com o próximo governo americano, segundo comunicado divulgado por seu porta-voz, Steffen Seibert.

"A chanceler e o presidente designado concordaram que as relações transatlânticas são da maior importância dados os muitos desafios globais", disse Seibert.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que ligou para Joe Biden para parabenizá-lo por sua eleição. "Estou ansioso para fortalecer a parceria entre nossos países e trabalhar com [Biden] em nossas prioridades em comum - incluindo o combate às mudanças climáticas, a promoção da democracia e a recuperação da pandemia", disse Johnson pelo Twitter. Um porta-voz do governo britânico disse que os dois líderes discutiram cooperação em comércio e segurança, incluindo a cooperação em defesa por meio da Otan.

O presidente da França, Emmanuel Macron, conversou pela primeira vez com Biden, e disse que está pronto para trabalhar em conjunto em temas como clima, saúde e luta contra o terrorismo e defesa dos direitos fundamentais, informou o seu gabinete.

O governo do vizinho Canadá foi o primeiro a falar com o presidente eleito Joe Biden. O primeiro-ministro Justin Trudeau ligou para o democrata na segunda-feira e disse que os dois se comprometeram a trabalhar em conjunto para "lutar contra a pandemia e apoiar uma recuperação econômica sustentável nos dois países e no continente americano".

Vários líderes estrangeiros já parabenizaram Joe Biden e Kamala Harris desde o sábado, enquanto alguns ainda não se manifestaram, incluindo o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Nesta terça-feira, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, enviou uma mensagem de felicitações para os democratas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]