• Carregando...
 | Wilson Dias/ABr
| Foto: Wilson Dias/ABr

O vice-presidente americano, Joe Biden, disse nesta sexta-feira (31), após cerca de uma hora e meia de reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, que "não há qualquer obstáculo" que os Estados Unidos e o Brasil não possam superar.

"Estamos prontos para uma relação maior e mais profunda em tudo que se refere à área militar, de educação, do comércio e de investimentos", disse.

Biden relatou ter entregue formalmente convite do presidente Barack Obama para a visita da presidente Dilma a Washington, prevista para outubro. Será a primeira visita de Estado formal de um presidente brasileiro aos Estados Unidos em quase duas décadas.

A presidente também discutiu com Biden, conforme ele relatou, parcerias nas áreas militar, de educação e do comércio. Na audiência, estavam presentes também os ministros Edson Lobão (Minas e Energia), Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Antônio Patriota (Relações Exteriores), além da presidente da Petrobras, Graça Foster.

"Gostei de sua presidente e estou ansioso, sinceramente, para sua visita aos EUA. Ela e o presidente Obama têm uma boa relação, e brinquei com ela dizendo que provavelmente ela gosta mais de mim agora", brincou.

Em entrevista após a audiência com a brasileira, Biden disse que o país virou referência no mundo por ter aliado democracia ao desenvolvimento.

Segundo ele, "a parte mais incrível da história do Brasil nos últimos 15 anos" é ter demonstrado para o mundo, "e boa parte do mundo está lutando contra esse problema", que é falsa a ideia de ter que escolher entre desenvolvimento e democracia.

"Você vê [isso] no Egito, você vê na Venezuela, você vê no Bahrein, você vê ao redor do mundo esse debate e esse dilema acontecendo. É possível ter democracia e desenvolvimento, dos quais todos se beneficiam. E essa é a magia do que vocês fizeram aqui, o que a presidente de vocês está fazendo agora e a razão pela qual ela pode ter tão incrível influência bem além deste país", disse.

Biden segue no início da tarde de hoje para audiência com o vice-presidente Michel Temer e o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Ele chegou ao país na última quarta-feira. Visitou comunidades carentes no Rio e teve conversas com empresários e autoridades do setor de segurança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]