• Carregando...
A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, acena para a plateia na convenção do Partido Democrata, em Charlotte, Carolina do Norte | Rick Wilking/Reuters
A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, acena para a plateia na convenção do Partido Democrata, em Charlotte, Carolina do Norte| Foto: Rick Wilking/Reuters

Opinião

As explicações que os americanos estão esperando

Roger Cohen, colunista do jornal The New York Times

Leia opinião completa.

No discurso mais direto entre os principais da convenção partidária que oficializa a candidatura de Barack Obama à reeleição, o ex-presidente Bill Clinton preparou um texto em que acusa a oposição republicana de ser individualista e de causar a crise econômica sem dar ao presidente tempo de revertê-la.

"A pergunta mais importante é em que tipo de país você quer viver", escreveu o ex-presidente, segundo trechos de seu discurso antecipados pela organização do evento ontem à noite.

"Se é uma sociedade do cada um por si, em que o vencedor leva tudo, você tem de apoiar a chapa republicana. Se quer um país no qual a responsabilidade é dividida – estamos todos no mesmo barco – você deve votar em Barack Obama e Joe Biden."

Clinton (1993-2001), cuja popularidade hoje é de 69% segundo o Gallup, foi escalado para encerrar a noite de ontem, segundo dia de convenção em Charlotte.

A retórica simples e direta e sua habilidade como orador ajudaram a fazer dele o mais pop dos ex-presidentes americanos vivos. Na convenção, foi escalado para inspirar e persuadir os eleitores independentes descrentes de Obama.

Clinton preparou um argumento direto para defender Obama: "Ele herdou uma economia profundamente estragada, pôs limites na queda, pegou a longa e difícil estrada da recuperação e estabeleceu as bases para uma economia mais moderna e equilibrada que produzirá milhões de bons empregos, novos e vibrantes negócios e muita riqueza para os inovadores."

A mensagem da segunda chance para Obama, que em seu primeiro mandato cumpriu cerca de 1/3 das mais de­­ 500 promessas que fez, tem perpassado quase todos os discursos da convenção.

Mudança

A previsão de chuva le­­vou­­ a organização da conven­­ção a mudar o discurso de Obama, hoje, do estádio Bank­­ of America para a Time War­­ner Arena, palco do restante do evento.

O estádio, descoberto, tem 74 mil lugares. A arena tem 20 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]