• Carregando...
eua rússia
Reprodução do vídeo em que um veículo militar russo parece seguir e bater em um veículo americano| Foto: Reprodução/Youtube

Dois veículos blindados, um da Rússia e outro dos EUA, colidiram no nordeste da Síria, onde as forças armadas dos dois países jogam em lados opostos da guerra civil. Quatro militares americanos ficaram feridos, segundo a imprensa americana. Um vídeo do incidente, que ocorreu na terça-feira, foi publicado pelo site nacionalista russo Rusvesna.su e viralizou nas redes sociais no dia seguinte.

O Ministério de Defesa da Rússia acusa as forças americanas de tentar bloquear a passagem do comboio russo, em violação a acordos existentes entre as partes. Também informou que os EUA haviam sido notificados sobre o movimento das tropas russas.

Os EUA, por sua vez, disseram que o incidente foi causado pelos russos e que resultou em ferimentos em membros da equipe que estavam no veículo. "Ações inseguras e pouco profissionais como essa representam uma violação dos protocolos de eliminação de conflitos, aos quais Estados Unidos e pela Rússia se comprometeram em dezembro de 2019", disse John Ullyot, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

De acordo com análise do site americano Politico, a Rússia tem aumentado suas operações em território controlado pelas tropas dos EUA no nordeste da Síria, parte de uma campanha deliberada para expulsar os militares americanos da região. Os EUA têm cerca de 500 militares na Síria que lutam junto com as Forças Democráticas da Síria (anti-Bashar al-Assad) contra remanescentes do Estado Islâmico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]