• Carregando...

Com os centros de votação começando a fechar na noite desta terça-feira (13), pesquisas de boca de urna confirmavam uma disputa acirrada entre Mitt Romney, Rick Santorum e Newt Gingrich no Alabama e no Mississippi, dois dos estados americanos mais conservadores, no chamado "Sul Profundo" dos Estados Unidos.

No Mississippi, de acordo com as pesquisas da rede CNN, Romney lidera com 35%, seguido por Gingrich (30%) e Santorum (29%). Já no Alabama, a disputa parece caminhar para uma vitória, ainda que apertada, de Santorum, à frente com 34%, seguido por Romney (29%) e Gingrich (28%).

Para Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, no Nordeste do país, considerada a parte mais progressista dos EUA, é muito importante vencer no Sul, conhecido por seu perfil mais conservador e religioso, com a cara da base republicana. Em 2008, quando perdeu a indicação para John McCain, Romney não conseguiu a vitória em nenhum estado sulista.

Santorum, por sua vez, conta com esses votos religiosos para tentar novas vitórias que mantenham o ímpeto de sua candidatura, que é bastante inferior à de Romney em termos de recursos e organização. Já Newt Gingrich, que conseguiu suas duas únicas vitórias até agora em estados sulistas - Carolina do Sul e Geórgia - precisa vencer, não só para manter as esperanças, mas principalmente para afastar as pressões pela sua saída da corrida.

Os dois estados têm perfil demográfico e político semelhante: Alabama tem 26% de população negra; Mississippi, 37%. Entre os negros, a esmagadora maioria votou no presidente Barack Obama, mas a predominância dos brancos e conservadores no eleitorado praticamente assegura que tanto Alabama quanto Mississippi estarão no campo republicano em novembro, quando Obama tentar se reeleger.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]