• Carregando...
Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (C), com os colegas do Partido Bharatiya Janata
Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (C), com os colegas do Partido Bharatiya Janata (BJP), em 10 de maio de 2019| Foto: NARINDER NANU/AFP

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi está prestes a conquistar a reeleição na maior democracia do mundo, segundo pesquisas divulgadas após o fim da maratona de votações, neste domingo (19), na Índia. Os resultados oficiais serão divulgados quinta-feira (23).

Modi, o político mais popular e polarizador da Índia, fez campanha destacando sua postura dura em relação à segurança nacional e fazendo apelos diretos ao patriotismo. Nos últimos cinco anos, o seu governo instituiu um punhado de iniciativas econômicas, implantou esquemas para ajudar os pobres e lançou uma campanha nacional de limpeza. Não cumpriu, porém, sua promessa fundamental de criar empregos: no ano passado, a taxa de desemprego atingiu o ápice em 45 anos.

Na campanha, Modi projetou-se como o único líder que poderia garantir a segurança do país, apontando para os ataques aéreos que ele ordenou em fevereiro em um campo de treinamento militante dentro do Paquistão. Enquanto isso, os líderes seniores do seu partido adotaram uma retórica antimuçulmana.

As pesquisas de opinião deste domingo pareciam indicar que a estratégia de campanha de Modi havia dado certo. Sete levantamentos sugeriram que o partido nacionalista hindu Bharatiya Janata, de Modi, e seus aliados conseguiriam entre 287 e 340 cadeiras, bem acima do limite de 272 para uma maioria parlamentar. Duas pesquisas de boca de urna previram que a coalizão de Modi ficaria aquém dessa marca.

O principal partido do Congresso da oposição e seus aliados devem conquistar entre 70 e 164 cadeiras. Contudo, alguns de seus membros enfatizaram a falta de confiabilidade das pesquisas de opinião e o potencial para surpresas quando os resultados forem anunciados na quinta-feira.

A maior eleição do mundo

Domingo foi o sétimo e último dia de votação de uma eleição que começou em 11 de abril e levou quase 900 milhões de eleitores às urnas. O comparecimento total dos eleitores foi de 66%, o mesmo indicado em 2014.

A eleição foi em grande parte pacífica até seus últimos dias. Em Bengala Ocidental, um dos estados mais populosos do país, o BJP estava envolvido em uma disputa acirrada por votos com o partido local que governa o estado, o Congresso Trinamool.

Na quarta-feira (15), houve confrontos entre partidários dos dois partidos em Kolkata, a capital do estado. No domingo, duas bombas foram lançadas perto de uma cabine de votação na cidade, criando pânico entre os eleitores. Cada partido acusou o outro de fomentar a violência para manter as pessoas longe das urnas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]