• Carregando...
Ambulância se aproxima do prédio principal do aeroporto de Kazan, do Tartaristão | Yegor Aleev/Reuters
Ambulância se aproxima do prédio principal do aeroporto de Kazan, do Tartaristão| Foto: Yegor Aleev/Reuters

23 anos era a idade da aeronave que caiu ontem no Tartaristão. Por coincidência, essa era também a idade de Irek Minnikhanov, filho do presidente tártaro que morreu no acidente.

  • Homem (à esq.) caminha entre os destroços da aeronave

Um Boeing 737 da Tatarstan Airlines explodiu ao cair na pista do aeroporto de Kazan, capital do Tartaristão, quando o piloto fazia a segunda tentativa de aterrissagem. Informações iniciais dos serviços de emergência do país afirmavam que 50 pessoas morreram: 44 passageiros e 6 tripulantes.

INFOGRÁFICO: Veja a localização da trágédia

Entre os que viajavam na aeronave, estava o filho do presidente tártaro Rustam Minnikhanov, chamado Irek, de 23 anos. Alexander Antonov, chefe do serviço secreto russo (FSB) também teria morrido no acidente.

A única imagem da queda divulgada por emissoras de tevê locais mostrava destroços da fuselagem. O voo U363 decolou do aeroporto Domodedovo, em Moscou, às 18h25 (12h25 de Brasília) e caiu pouco mais de uma hora depois. Kazan, às margens do Rio Volga, fica a 720 quilômetros de Moscou.

A administração do aeroporto usou o Twitter para enviar condolências às famílias das vítimas e para informar que as instalações seriam fechadas até o meio-dia de hoje, no horário local.

Testemunhas disseram que a aeronave perdeu altitude rapidamente e seu tanque de combustível explodiu com o impacto. As temperaturas estavam abaixo de zero no aeroporto e o céu, nublado.

Com cerca de 3,8 milhões habitantes, a República do Tartaristão faz parte da Federação Russa. O país e as antigas repúblicas soviéticas tiveram um dos piores registros de segurança de tráfego aéreo do mundo, com uma taxa de acidentes quase três vezes maior que a média mundial, de acordo com a International Air Transport Association (Iata). Os dados mais recentes foram divulgados em 2010.

Em abril de 2012, pelo menos 31 pessoas morreram quando um avião russo caiu após decolar na Sibéria. Em setembro do ano anterior, um jato que levava 42 passageiros, dentre eles uma equipe de hóquei da liga russa, explodiu perto da cidade russa de Yaroslavl, matando 44 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]