• Carregando...

Veja detalhes sobre o bombardeio no Afeganistão

Nove soldados afegãos morreram e outros três ficaram feridos em um bombardeio da aviação americana na noite desta terça-feira (21) no leste do Afeganistão, informou o Ministério da Defesa afegão nesta quarta (22).

Em comunicado, o Ministério da Defesa informou que o bombardeio aconteceu no distrito de Sayed Khel, na província de Khost (leste).

O comando americano no Afeganistão divulgou um outro comunicado mais tarde, limitando-se a dizer que as forças da coalizão "poderiam" ter matado por engano soldados do Exército afegão em Khost.

O comando afirmou que um comboio da coalizão liderada pelos EUA retornava de uma operação em Khost quando foi atacado em várias frentes e que, como resultado, soldados afegãos morreram ou ficaram feridos. O comando informou que está em contato com o governo afegão para apurar o ocorrido.

"Os relatórios iniciais das tropas no território indicam que isto poderia ter acontecido devido a um caso de identificação equivocada entre as duas partes", assegurou o comando. "O número de mortos e feridos ainda não está disponível."

Afegãos condenam As autoridades afegãs condenaram com firmeza o ataque. "Estas tragédias fragilizam a moral das forças de segurança e podem até mesmo colocar em risco seu desenvolvimento. Prometemos ao povo afegão e ao Exército que os culpados serão perseguidos e julgados segundo as leis em vigor", advertiu o ministério da Defesa.

As forças estrangeiras no Afeganistão são freqüentemente acusadas de provocar a morte de civis em combates ou durante bombardeios contra os insurgentes.

O presidente afegão Hamid Karzai já lamentou em diversas ocasiões ques as forças internacionais não coordenem suas operações, em particular os ataques aéreos, com as tropas afegãs, provocando graves erros.

No fim de agosto, Cabul chegou a ameaçar renegociar as condições da presença das tropas internacionais no país, após uma série de ataques aéreos fatais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]