• Carregando...
Incêndio é visto atrás de um conjunto residencial em Sylmar, na Califórnia: pelos menos duas pessoas morreram | Gene Blevins/Reuters
Incêndio é visto atrás de um conjunto residencial em Sylmar, na Califórnia: pelos menos duas pessoas morreram| Foto: Gene Blevins/Reuters

Los Angeles - Os ventos diminuíram na Cali-fórnia ontem, e os bombeiros reforçaram o combate aos incêndios que atingem o estado desde domingo. De acordo com o Corpo de Bombeiros local, nos últimos três dias, cerca de 60 km2 foram destruídos. Duas mortes são atribuídas às chamas, que já desalojaram cerca de 3 mil pessoas.

Os incêndios acontecem no vale de San Fernando, e a origem deles ainda não foi descoberta. Ocorrências deste tipo são comuns na Califórnia, especialmente nesta época do ano, porque o clima é seco, e os ventos – chamados de Santa Ana – são fortes. Só ontem à noite, devido aos ventos, a área atingida pelo fogo em Porter Ranch subiu de 20 km2 para 40 km2; na porção norte, chegou a aproximadamente 20 km2.

Os ventos deram trégua ontem, e os bombeiros aumentaram o controle sobre a área. "Estou muito orgulhoso dos bombeiros porque ontem, quando conversamos, a coisa estava feia, e hoje (ontem) a situação mudou", afirmou o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que decretou estado de emergência na região.

De acordo com comunicado do governo, a medida foi adotada em resposta ao "extremo perigo para as pessoas e as propriedades" nos dois condados em que a situação é mais crítica – Los Angeles e Ventura.

Quanto às mortes atribuídas ao incêndio, uma é a de um sem-teto encontrado morto perto de um abrigo; e a segunda é a de um motorista morto em um acidente entre quatro veículos que ocorreu na rodovia 118 devido a fumaça na pista. O fogo ainda destruiu 38 trailers, conforme informações dos bombeiros.

Não consegui trazer nada comigo, só a roupa do corpo", disse a desabrigada Rita Yates, 69 anos, orientada pelos bombeiros a deixar o trailer onde mora sozinha, ainda na madrugada de domingo. Depois, ela foi transferida para um abrigo improvisado no ginásio de uma escola. Perto dela, Glenn Bell, 50 anos, contava que fugiu do seu trailer quando as labaredas se aproximavam, na madrugada de segunda-feira. "As fagulhas voavam na nossa direção", disse ele, lembrando que ele e seus vizinhos tiveram de arrombar um portão para fugir. "E quando eu estou arrombando o portão vejo os ciprestes bem ao lado da nossa casa em chamas." Várias estradas estão interditadas, e nove escolas públicas e uma faculdade cancelaram as aulas.

O jornal Los Angeles Times informou que uma das localidades atingidas pelas chamas, chamada de Granada Hills, foi consumida em apenas meia hora. Pouco antes da chegada do fogo, um bombeiro passou pelo local alertando os moradores, com alto-falante. "O fogo está muito perto da sua casa. Você precisa sair imediatamente", dizia.

No ano passado, uma série de incêndios, nesta mesma época, matou oito pessoas, destruiu 2.000 imóveis e desalojou 640 mil pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]