• Carregando...

A British Petroleum (BP) recolheu nesta sexta 25 mil barris de petróleo do poço com vazamento no Golfo do México. Esta foi a maior quantidade de coleta de óleo desde que a companhia instalou uma cobertura de contenção no dispositivo danificado, há duas semanas. Segundo a empresa, desse total, 16.020 barris de óleo foram efetivamente recolhidos, enquanto 9.270 barris foram queimados.

A taxa de coleta desta quinta foi de aproximadamente 10 mil barris, superior à média da semana passada, e ficou em linha com a projeção da BP de que a utilização de um segundo navio de coleta permitirá recolher entre 20 mil e 28 mil barris de óleo por dia na região. A BP, sob forte pressão para conter o vazamento que continua a crescer quase dois meses após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, está trabalhando para aperfeiçoar a estratégia de contenção. O objetivo é aumentar a capacidade de captação de petróleo para mais de 50 mil barris por dia até o fim deste mês e para 80 mil barris até meados de julho.

No início da semana, a BP elevou o volume de operações no segundo navio, o Q4000, que está queimando todo o petróleo e o gás natural que recebe do poço com vazamento. A outra embarcação a Discoverer Enterprise, tem capacidade de até 18 mil barris por dia e está coletando e processando o petróleo.

Apesar do sucesso da BP na coleta de mais petróleo, grandes volumes do material continuam sendo despejados nas águas da região. As estimativas do tamanho do vazamento sobem constantemente, enquanto a mancha de petróleo causa danos ambientais e econômicos em uma porção cada vez maior do Golfo do México. No início da semana, uma equipe do governo e de cientistas independentes informou que o poço poderia estar vazando entre 35 mil e 60 mil barris de petróleo por dia. Na semana passada, os especialistas estimavam que o vazamento estava entre 20 mil e 40 mil barris por dia. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]