• Carregando...

Curitiba – O Brasil ficou em 70.º lugar no ranking da corrupção deste ano. A lista da Transparência Internacional põe nos primeiros postos os países vistos como "mais honestos" e, nos últimos, os considerados mais corruptos. A posição do Brasil, empatado com outros oito países, é intermediária. Nossa nota (veja quadro sobre a metodologia acima) é 3,3, assim como a da Índia e da China, os dois principais concorrentes brasileiros no mercado global. Também ficaram nesse patamar Arábia Saudita, Egito, Gana, México, Peru e Senegal. A Rússia, outra economia do bloco dos emergentes, ficou com nota 2,5, em 121.º no ranking.

Queda

No estudo de 2005 o Brasil ocupava a 62.ª posição. No entanto, os pesquisadores alertam que não é possível concluir, numa análise simplista, que o país caiu oito posições no ranking. Para começar, o número de países pesquisados aumentou: eram 159 no ano passado e 163 este ano. Cinco países listados no ano passado não aparecem neste ano, mas nove nações foram incluídas.

Restringindo-se a análise aos 154 países presentes tanto na lista de 2005 quanto na deste ano, o Brasil caiu cinco posições.

Considerando-se apenas as nações das Américas, o Brasil figura em 14.º lugar, atrás, por exemplo, do Uruguai (28.º lugar) e da Colômbia (59.º). O melhor desempenho do continente foi conquistado pelo Canadá (14.º lugar, com nota 8,5). Em seguida figuram Chile e Estados Unidos, empatados na 20.ª posição, com nota 7,3. A Argentina ficou em 93.º, como nota 2,9.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]