• Carregando...
Mulheres apoiadoras do movimento militante xiita libanês Hezbollah agitam bandeiras do grupo em uma comemoração aos 13 anos do fim da guerra com Israel em 2006, na cidade do sul do Líbano Bint Jbeil, 16 de agosto de 2019
Mulheres apoiadoras do movimento militante xiita libanês Hezbollah agitam bandeiras do grupo em uma comemoração aos 13 anos do fim da guerra com Israel em 2006, na cidade do sul do Líbano Bint Jbeil, 16 de agosto de 2019| Foto: Mahmoud ZAYYAT / AFP

O Brasil estuda designar o grupo libanês Hezbollah como uma organização terrorista, conforme o presidente Jair Bolsonaro intensifica o alinhamento da política externa de seu governo à dos EUA.

As autoridades estão analisando suas opções para levar adiante a ideia, que está sendo discutida nos níveis mais altos do governo, mas não tem apoio geral, de acordo com três pessoas com conhecimento direto do assunto. Não seria fácil implementar a medida, devido às particularidades da lei brasileira, disseram as fontes ouvidas pela Bloomberg, que pediram anonimato porque a discussão não é pública.

A medida faz parte dos esforços de Bolsonaro para criar laços mais fortes com Donald Trump, com quem ele também busca um acordo comercial. Durante a campanha presidencial do ano passado, seu filho Eduardo, que pode se tornar o embaixador brasileiro nos EUA, já defendia uma postura forte do governo brasileiro em relação ao Hezbollah e ao grupo palestino Hamas.

Mas a medida pode prejudicar as relações com o Irã, um aliado do Hezbollah que importa US$ 2,5 bilhões (R$ 10 bilhões) de produtos brasileiros por ano, e desagradar a influente comunidade libanesa do Brasil. O governo também tem preocupações de que isso poderia tornar o país um alvo de ataques terroristas, disse uma das pessoas ouvidas pela reportagem. Uma decisão pode ser anunciada antes da visita de Bolsonaro em outubro aos Emirados Árabes Unidos e à Arábia Saudita, dois países que se opõem fortemente ao Hezbollah.

Contactado pela Bloomberg, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que não considera o Hezbollah uma organização terrorista e não há planos de mudar seu status por enquanto. O gabinete do presidente, o Ministério da Justiça e a Polícia Federal, responsáveis ​​pela aplicação das leis de combate ao terrorismo, recusaram-se a comentar.

Atualmente, o Brasil considera como terroristas apenas os grupos já classificados como tal pelo Conselho de Segurança da ONU, incluindo a al-Qaeda e o Estado Islâmico. O país pode barrar a entrada, prender e congelar bens de pessoas suspeitas de serem parte dessas organizações.

Jair Bolsonaro está ao mesmo tempo disposto e sob pressão dos EUA para colocar o Hezbollah na lista de terroristas. Em uma reunião em novembro com o então presidente eleito Bolsonaro, o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, John Bolton, disse que Trump espera aumentar a cooperação com o Brasil em relação ao terrorismo, seja contra o Hezbollah, o Hamas ou outros.

A temperatura aumentou ainda mais quando a Argentina se tornou o primeiro país latino-americano a designar o Hezbollah como uma organização terrorista, no mês passado. Nesta segunda-feira (19), o governo do Paraguai designou oficialmente as milícias armadas do Hamas e do Hezbollah como organizações terroristas internacionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]