• Carregando...

O principal projeto do governo federal no setor de Segurança atualmente é promulgar, até o fim do ano, o novo Plano Estratégico Nacional de Defesa. De acordo com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que participou da Conferência sobre Segurança Internacional, o documento contém diretrizes para a reestruturação das Forças Armadas, o futuro do serviço militar e o desenvolvimento da indústria armamentista, que pode no futuro entrar num regime jurídico e tributário especial com participação do Estado.

O governo pretende ainda atualizar os equipamentos de Segurança do país por meio de compras, que será um dos temas a serem debatidos com o presidente russo Dmitri Medvedev em sua visita ao país de amanhã a quarta-feira.

"Mas não seremos compradores líquidos, só se houver transferência de tecnologia", diz Jobim.

A compra de armamentos é justificada pelo governo: os traficantes usam equipamentos sofisticados, até mesmo submarinos, e a cada dia há uma invenção nova. Num acordo com a França, que está mais avançado do que as conversas com os russos, o Brasil está comprando três submarinos convencionais e a parte não-nuclear de um submarino nuclear.

"Existe a possibilidade de construirmos uma base armamentista importante na região", diz o assessor especial da Presidência para Relações Internacionais, Marco Aurélio Garcia, citando um carro militar que está sendo criado em parceria com a Argentina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]