• Carregando...
Pré-candidato à vaga republicana, Donald Trump não poupa países de suas críticas ácidas | REBECCA COOK/REUTERS
Pré-candidato à vaga republicana, Donald Trump não poupa países de suas críticas ácidas| Foto: REBECCA COOK/REUTERS

Em mais uma demonstração de poucas papas na língua, o magnata e líder republicano em boa parte das pesquisas do partido, Donald Trump, fez menção ao Brasil. Mas não por bem: para ele, o país é um dos que se aproveitam dos EUA.

No programa de tevê “Today”, nesta segunda-feira (26), o candidato citou China, México e Japão como países que saem em vantagem ao manterem negociações com os EUA, sem dar o suficiente em troca.

Trump perde a liderança da corrida republicana para Carson em pesquisa

O neurocirurgião aposentado Ben Carson, 64, passou o magnata Donald Trump na disputa pela candidatura republicana à Casa Branca, segundo a última pesquisa New York Times/CBS News, divulgada nesta terça (27).

Leia a matéria completa

“Desta vez, a campanha para a eleição não vai ter sutilezas. Vai ser sobre a competência. As pessoas estão cansadas de gente estúpida governando nosso país. E nós temos, acredite em mim, gente estúpida. Olhe só nossos acordos comerciais com a China, nossos acordos comerciais com o México. Nossa fronteira com o México. Veja nossos negócios com o Japão. Eles nos dão milhões de carros. A gente não recebe nada em troca. É uma rua de mão única com eles. O Brasil. Não tem um país no mundo que não tira vantagem de nós”, disse.

Trump afirmou saber lidar com líderes estrangeiros. “Estou habituado a conviver com governantes de outros países, por ter uma empresa internacional. Eu poderia ser mais politicamente correto do que qualquer um se eu quisesse.”

Trump também voltou a dizer que os EUA não sabem lidar com a ascensão do Estado Islâmico, e que o mundo estaria mais seguro se não houvesse as deposições de Saddam Hussein e Muamar Kadafi em Iraque e Líbia, respectivamente.

A crise dos refugiados também tem sido mal gerida pela Europa, que está “muito conivente”, segundo ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]