• Carregando...

Os japoneses que se estabeleceram no Brasil e seus descendentes ingerem mais gorduras do que os japoneses que ficaram no Japão. Esse grupo de descendentes atualmente apresenta um dos mais altos índices de síndrome metabólica registrados no Brasil. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Um dos aspectos mais importantes no controle dos fatores de risco da hipertensão e das doenças associadas é a mudança de hábitos de vida.

Os hábitos alimentares são determinados por fatores sociais e culturais. A cultura de um local pode afetar a dieta e trazer conseqüências para a saúde. O resultado dessa mudança cultural é um crescimento da incidência de obesidade e do aumento da circunferência abdominal, que é um fator de risco independente para doenças cardiovasculares.

Os dados vêm do Estudo do Diabetes em Nipo-Brasileiros, que vem acompanhando japoneses e seus descendentes no interior de São Paulo há mais de dez anos. Foram mais de 1300 participantes, que tiveram seus dados físicos e exames de laboratório avaliados, especialmente os níveis de gorduras no sangue.

O gerenciamento do estresse, a prática regular de exercícios, o controle do tabagismo e a instituição de uma dieta adequada têm igual importância. As evidências cientificas apontam para o fato de que a educação para os hábitos saudáveis de alimentação deve começar o quanto antes ainda na infância, prevenindo a obesidade infantil e o aumento dos casos de diabetes na sociedade. Portanto, lembre-se de que sua dieta pode representar um aumento do risco para o aparecimento de doenças do coração e diabetes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]