Alfonso Durazo (à frente), secretário de Segurança do México, em conferência sobre segurança pública, 14 de outubro de 2019
Alfonso Durazo (à frente), secretário de Segurança do México, em conferência sobre segurança pública, 14 de outubro de 2019| Foto: Reprodução / Twitter / Secretaria de Segurança do México

Pelo menos 14 agentes da polícia foram mortos em uma emboscada no estado de Michoacán, no México, nesta segunda-feira, em um sinal de intensificação da violência entre forças de seguranças e grupos criminosos em uma das regiões mais voláteis do México.

O esquadrão de policiais estaduais recebeu uma ordem para entrar no município de Aguililla, onde os cartéis de drogas há muito tempo exercem grande influência. Quatro viaturas foram emboscadas em uma estrada nos arredores da cidade. "Vários civis armados atiraram contra eles", disse o departamento de segurança do estado em comunicado. Dois dos carros de patrulha foram incendiados.

A violência tem aumentado sob a presidência de Andrés Manuel López Obrador, que prometeu abordar as causas do crime organizado, uma estratégia que ele chamou de "sem abraços, sem balas". López Obrador, no entanto, pressionou pela criação de uma guarda nacional, com o objetivo de fortalecer a segurança nas cidades com fraca polícia local.