20 países registram os maiores números em contaminações desde o início da pandemia
Na Espanha, população faz filas para fazer o teste de coronavírus antes das festas de Natal| Foto: EFE

Pelo menos vinte países de quatro continentes atingiram números recordes de contaminações pela Covid-19 nos últimos dias, conforme levantamento do Financial Times. A variante Ômicron – que possui velocidade de transmissão mais acelerada, mas tem causado menos hospitalizados e mortes, conforme apontam estudos iniciais – vem impulsionando os casos.

As nações que apresentaram os maiores números de casos desde o início da pandemia são:
Europa: Dinamarca, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Suíça, Grécia e Irlanda.
América do Norte: Estados Unidos, Canadá e Porto Rico.
África: Zâmbia, Congo, Costa do Marfim, Burundi, Angola, Etiópia, Gana e Moçambique.
Oceania: Austrália.

Na América do Sul, a Bolívia registrou nesta quinta-feira (29), pelo terceiro dia consecutivo, um recorde de casos diários de covid-19, com 7,9 mil novos positivos e 30 mortes. Até então, o recorde diário de casos positivos havia sido de 3,8 mil, em junho.

De acordo com dados da plataforma Our World in Data, na terça-feira (28) o mundo registrou, pela primeira vez, mais de um milhão de casos de Covid-19 em um único dia – ao todo, foram 1,49 milhão de novas infecções. No dia seguinte, os altos números se mantiveram, com um total de 1,31 milhão de casos.

Diante dos números, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou, na quarta-feira (29), para o aumento mundial de novas infecções. O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chamou a situação de "tsunami de contaminações".