A chanceler alemã Angela Merkel tira sua máscara antes de videoconferência com governadores sobre medidas de combate ao coronavírus, 10 de fevereiro
A chanceler alemã Angela Merkel tira sua máscara antes de videoconferência com governadores sobre medidas de combate ao coronavírus, 10 de fevereiro| Foto: Markus SCHREIBER / POOL / AFP

O governo da Alemanha anunciou nesta quarta-feira, 10, que o lockdown no país será estendido até 7 de março, em uma tentativa de controlar a disseminação de novas variantes do coronavírus, segundo informações da AFP. Em um primeiro momento, as medidas restritivas deveriam ter vigor até 14 de março, mas o prazo foi encolhido a pedido de vários governadores.

A chanceler do país, Angela Merkel, confirmou que a vacinação contra a Covid-19 será opcional, e não obrigatória, de acordo com a Bloomberg. Merkel também disse que o bloqueio foi bem sucedido na contenção de novos casos. "Quando olhamos para este desenvolvimento, podemos ficar bastante satisfeitos", disse ela.

A chanceler alemã se diz preocupada com as novas variantes do vírus, que "estão se espalhando de forma especialmente rápida e requerem esforços adicionais significativos".

A Alemanha já registrou mais de 2,3 milhões de casos confirmados de Covid-19 e mais de 63 mil mortes relacionadas à doença, segundo levantamento da universidade americana Johns Hopkins. Até esta quarta-feira, mais de 3,5 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 foram distribuídas no país: 1,1 milhão de pessoas já receberam as duas doses e 2,4 milhões (2,9% da população) já receberam a primeira dose do imunizante, segundo dados oficiais.