Cheng lei
Cheng Lei, jornalista e cidadã australiana foi detida na China| Foto: Reprodução/Twitter/@ChengLeiCGTN

Cheng Lei, cidadã australiana que trabalhava como âncora na emissora de TV estatal chinesa CGTN, foi detida duas semanas atrás, informou o Ministério das Relações Exteriores da Austrália nesta segunda-feira (31). A jornalista está sendo mantida sob "vigilância residencial em um local designado", segundo a emissora australiana ABC News. Nenhuma acusação contra ela foi apresentada pelas autoridades chinesas.

Cheng trabalhava para o canal de notícias em inglês havia oito anos e é uma jornalista reconhecida por seus pares. Mãe de duas crianças, ela também apresentava eventos de organizações empresariais e na embaixada australiana. Seus filhos, de 8 e 10 anos, estão em Melbourne, na Austrália, com parentes. A família de Cheng não conseguiu contatá-la, mas as autoridades australianas disseram que conversaram com ela em uma videochamada.

O caso adicionou mais um elemento complicador nas relações entre China e Austrália, que começaram a se deteriorar quando o governo australiano pediu uma investigação independente sobre a origem do novo coronavírus. Na segunda-feira, a China iniciou uma segunda investigação sobre a importação de vinhos australianos.