Imagem exterior da capela de São José, antes de ser destruída.
Imagem exterior da capela de São José, antes de ser destruída.| Foto: Freihalter/Wikimedia Commons

A Capela de São José, igreja do século 19 que fazia parte de um complexo jesuíta centenário de educação, foi destruída para a construção de um novo campus para uma faculdade de engenharia, em Lille, norte da França. A destruição da capela foi iniciada em meados de fevereiro, conforme registrou o jornal Le Figaro.

A licença para demolição da capela foi emitida em 2019 pelo município. Desde então uma série de medidas por associações de conservação do patrimônio histórico tentou barrar a destruição. A Urgence Patrimoine recolheu mais de 12.400 assinaturas em apoio à conservação da capela e interpôs recurso no Tribunal Administrativo de Lille para evitar sua destruição, mas foi em vão. Antes disso já haviam recebido uma negativa do Ministério da Cultura francês quanto à classificação do templo como patrimônio histórico.

O novo prédio, que custará cerca de 120 milhões de euros, será construído em estilo moderno e terá cerca de 40.000 m² de instalações para acomodar entre 5 mil e 8 mil alunos.