Haje de 2016: este ano, poderão participar peregrinos com menos de 65 anos de idade que estejam totalmente vacinados contra a Covid-19
Haje de 2016: este ano, poderão participar peregrinos com menos de 65 anos de idade que estejam totalmente vacinados contra a Covid-19| Foto: EFE/FAZRY ISMAIL

O governo da Arábia Saudita informou neste sábado (9) que vai permitir que até 1 milhão de pessoas participem do Haje de 2022, a peregrinação à cidade sagrada de Meca, que será entre 7 e 12 de julho.

Nos dois anos anteriores, devido à pandemia de Covid-19, a peregrinação foi restrita a apenas mil visitantes do próprio país em 2020 e a 60 mil no ano passado. Em 2019, antes da pandemia, foram 2,5 milhões.

O governo saudita informou que poderão participar peregrinos com menos de 65 anos de idade que estejam totalmente vacinados contra a Covid-19. Participantes do exterior serão permitidos este ano, mas devem apresentar também um teste PCR negativo recente.

A peregrinação a Meca é obrigatória pelo menos uma vez na vida para todos os muçulmanos adultos, desde que tenham condições financeiras e de saúde para fazê-lo.