O presidente da Argentina, Alberto Fernández
O governo da Argentina garantiu que o país cumprirá “muito bem” as condições da primeira revisão do acordo financeiro com o Fundo Monetário Internacional (FMI).| Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

O governo da Argentina garantiu no sábado (23) que o país cumprirá "muito bem" as condições da primeira revisão do acordo financeiro com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para financiar uma dívida de mais de US$ 44 bilhões e que a diretora desta entidade, Kristalina Georgieva, está "muito confiante" nesse cenário. O otimismo foi expressado por fontes do governo argentino em Washington (EUA) um dia após a reunião entre o ministro da Economia argentino, Martín Guzmán, e Georgieva para analisar o andamento do acordo.

As fontes ressaltaram que Georgieva tem sido uma "peça-chave" para alcançar este acordo, já que o FMI também "tem muito em jogo" com este programa de refinanciamento. Além disso, destacaram o importante papel desempenhado por outros funcionários, neste caso do governo dos Estados Unidos, como o assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan.

As reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial, realizadas em Washington esta semana, abriram espaço para inúmeros encontros bilaterais entre representantes dos governos argentino e americano, como o de ontem entre Sullivan e o secretário de Ação Estratégica da Argentina, Gustavo Beliz. As fontes do governo argentino garantiram que Sullivan, assessor direto do presidente Joe Biden, ajudou muito na parte geopolítica do acordo com o FMI e continua sendo muito relevante na relação entre os dois países.