argentina quarentena coronavírus
Longas filas de aposentados e beneficiários da previdência social se formaram do lado de fora de bancos argentinos devido às regras de distanciamento social| Foto: Ronaldo SCHEMIDT/AFP

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, decidiu que vai estender o período de quarentena no país, com poucas flexibilizações nas rígidas regras de contenção da propagação do novo coronavírus. A decisão foi tomada nesta terça-feira (7) e deve ser anunciada no domingo de Páscoa (12), quando termina o prazo de quarentena que havia sido estipulado no início do mês.

O governo não informou até quando a quarentena ficará em vigor, mas fontes ouvidas pelo jornal Clarín indicam que ela deve se estender até 23 de abril. Na nova fase do isolamento, apenas poucas atividades, como a construção civil, serão retomadas, de maneira escalonada e seletiva. Prometendo detalhes para os próximos dias, Fernández disse que a intenção é permitir que algumas áreas da indústria e do comércio voltem ao trabalho, mas seguindo protocolos de saúde muito rígidos e de maneira muito seletiva, com redução de horas e número máximo de pessoas em um mesmo local, conforme informou o Clarín. A Argentina tem mais de 1.700 casos confirmados de Covid-19 e, até esta terça-feira, 60 pessoas morreram por causa da doença.