Liderada por Juan Guaidó, a Assembleia Nacional aprovou a reintegração da Venezuela ao Tiar
Liderada por Juan Guaidó, a Assembleia Nacional aprovou a reintegração da Venezuela ao Tiar| Foto: Yuri CORTEZ/AFP

Em uma sessão na rua presidida pelo líder da oposição Juan Guaidó, a Assembleia Nacional aprovou o reingresso da Venezuela ao Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (Tiar), um acordo do qual a Venezuela se retirou em 2013 e que, segundo interpretação da oposição, possibilitaria uma intervenção militar estrangeira no país.

O Tiar estabelece que "um ataque armado de qualquer Estado contra um país americano será considerado um ataque contra todos os países americanos” e que, por isso, os países signatários se comprometem a ajudar a fazer frente ao ataque, “em exercício do direito de legítima defesa individual ou coletiva, reconhecido pelo artigo 51 da Carta das Nações Unidas". O texto, segundo a oposição, dará base para que Guaidó acione o Tiar diante de um ataque do regime chavista contra a sua autoridade, permitindo uma série de ações coordenadas por membros do pacto, inclusive uma intervenção militar.

Guaidó convocou protestos para esta terça-feira, data que marca seis meses de sua presidência. A presença da população nas ruas é mais importante do que nunca para a oposição, já que é a base de sua força e um de seus principais trunfos na negociação com o regime.