Ferido recebe tratamento em um hospital após ataque de drone que deixou ao menos 30 civis mortos na província de Nangarhar, Afeganistão, 19 de setembro de 2019
Ferido recebe tratamento em um hospital após ataque de drone que deixou ao menos 30 civis mortos na província de Nangarhar, Afeganistão, 19 de setembro de 2019| Foto: NOORULLAH SHIRZADA / AFP

Um ataque por drones das forças de segurança do Afeganistão, apoiadas pelos Estados Unidos, deixou pelo menos 30 civis mortos e 40 feridos na noite de quarta-feira (18).

O ataque aéreo tinha o objetivo de destruir um esconderijo usado por militantes do Estado Islâmico, mas atingiu acidentalmente o campo de agricultores na área de Wazir Tangi, na província de Nangarhar, disseram três funcionários do governo à Reuters. O ministério da Defesa em Cabul confirmou a ação, mas se recusou inicialmente a divulgar o número de mortos. Os EUA não se manifestaram.

Malik Rahat Gul, líder tribal na região, disse à rede de notícias Aljazeera que o ataque aconteceu quando os trabalhadores descansavam após ter trabalhado na colheita de nozes reunidos ao redor de uma fogueira.

Forças afegãs e combatentes do Talibã têm aumentado os ataques depois do colapso das negociações de paz entre o grupo armado e os Estados Unidos no começo de setembro.