Fumaça fora de Lviv após um ataque aéreo russo, neste sábado
Fumaça fora de Lviv após um ataque aéreo russo, neste sábado| Foto: EFE/EPA/Wojtek Jargilo

Um ataque com mísseis russos contra a cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia e a cerca de 90 quilômetros da fronteira com a Polônia, deixou pelo menos cinco feridos, segundo confirmaram autoridades regionais. O chefe da administração militar da província de Lviv, Maksym Kozytsky, informou o número preliminar de feridos e confirmou o ataque com pelo menos dois mísseis, embora três explosões tenham sido ouvidas na cidade.

O chefe militar alertou para o risco de outro ataque com mísseis, pedindo aos moradores da cidade e de toda a região de Lviv que fiquem em abrigos até que o alerta seja suspenso. A autoridade militar indicou que o ataque ocorreu às 16h30 (horário local, 11h30 de Brasília), procedente da cidade de Kryvyi Rih, no sudeste do país, onde se concentra grande parte dos combates na guerra contra a Rússia.

As detonações ocorreram a nordeste da cidade, de acordo com o portal ucraniano Ukrinform, embora a prefeitura não tenha divulgado detalhes mais precisos sobre a localização exata do ataque, por razões de segurança. As autoridades também solicitaram à população que não compartilhe vídeos ou fotos do que aconteceu, junto com a mensagem: "Lembre-se que a inteligência russa recebe 90% de suas informações das redes sociais".

Em pouco mais de um mês de guerra, Lviv - considerada a capital ocidental do país - permaneceu longe do conflito, embora a região tenha recebido outros dois ataques: um míssil contra uma base militar que causou 35 mortes; e outro, dias depois, contra o aeroporto da cidade, sem deixar vítimas.