Odessa
Refinaria de petróleo foi um dos primeiros alvos bombardeados pelos russos em Odessa.| Foto: EFE/Manuel Bruque

A pista de pouso e decolagem do aeroporto de Odessa, no sul da Ucrânia, foi destruída neste sábado (30), atingida por mísseis russos, segundo o Comando Operacional do Sul das Forças Armadas ucranianas. Por meio de seu canal no Telegram, a prefeitura da cidade afirmou que "como resultado de um ataque com mísseis na região de Odessa, a pista do aeroporto da cidade foi danificada. Sua utilização é impossível", frisa o comunicado.

As autoridades locais não deram mais detalhes sobre o ocorrido e lembraram que a divulgação de informações sobre as hostilidades está temporariamente sujeita a restrições em decorrência de comando militar.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e avança lentamente sobre o território ucraniano com o objetivo de tomar toda a região de Donbass, ao leste, e o sul da Ucrânia, criando um corredor terrestre com a península da Crimeia. A ofensiva pode indicar uma escalada nas ações russas a fim de controlar cidades-chave. Odessa abriga o principal porto do país e fora poupada de ataques nos primeiros dias da guerra, mas sofreu bombardeios a partir de abril.

Em declaração recente, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky indicou a possibilidade de encerramento das negociações de paz em face das ações russas para desabitar a região do Donbass com ataques constantes da mesma forma que fez com a cidade de Mariupol, onde se estima mais de 20 mil civis mortos.