Forças de segurança israelenses inspecionam as proximidades da Esplanada das Mesquitas depois de ataque a tiros no domingo, 21 de novembro.
Forças de segurança israelenses inspecionam as proximidades da Esplanada das Mesquitas depois de ataque a tiros no domingo, 21 de novembro.| Foto: Yonanta Sindel/EFE/EPA

Um palestino de 42 anos que vivia em Jerusalém Oriental abriu fogo na Esplanada das Mesquitas, localizada na Cidade Velha de Jerusalém, neste domingo, matando uma pessoa e ferindo outras três, incluindo dois policiais. O agressor, identificado como Fadi Abu Shkhaydam, foi morto pela polícia. De acordo com a BBC, ele seria membro do Hamas, o que foi confirmado por porta-vozes do próprio grupo terrorista.

Omer Bar-Lev, ministro israelense de Segurança Interna, deu mais detalhes sobre o ataque, ainda segundo a BBC. De acordo com Bar-Lev, o atirador teria usado uma submetralhadora e estaria disfarçado de judeu ortodoxo. A Esplanada das Mesquitas é o local onde se encontra, também, o Muro das Lamentações ou Muro Ocidental, única parte remanescente do Templo de Herodes, destruído pelos romanos em 70 d.C. Também na Esplanada das Mesquitas está o Domo da Rocha, construído no local onde, segundo a tradição islâmica, Maomé teria subido aos céus.