Nancy Pelosi disse que, em 10 de janeiro de 2021, ela estava pronta para iniciar o segundo processo de impeachment contra o Presidente Donald Trump. Democratas apresentaram pedido nesta segunda-feira (11).
Nancy Pelosi disse que, em 10 de janeiro de 2021, ela estava pronta para iniciar o segundo processo de impeachment contra o Presidente Donald Trump. Democratas apresentaram pedido nesta segunda-feira (11).| Foto: Mandel NGAN and SAUL LOEB / AFP

A bancada democrata na Câmara dos Estados Unidos apresentou formalmente um pedido de impeachment do presidente Donald Trump às 12h de Brasília desta segunda-feira (11). Agora os parlamentares têm 24 para abrir o processo de impeachment contra o presidente, que está em fim de mandato.

No pedido, os parlamentares acusam Trump de "incitação à insurreição" por seu papel no movimento que culminou com a invasão do Capitólio na semana passada. Também são mencionadas as denúncias infundadas de Trump sobre fraude eleitoral, a convocação de sua base aliada para protestos no dia 6 de janeiro em Washington e o discurso incentivando os apoiadores antes da invasão do Congresso.

"Em tudo isso, o presidente Trump colocou em risco a segurança dos Estados Unidos e de suas instituições governamentais", diz a resolução. "Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e pôs em perigo um dos Poderes. Com isso, ele traiu sua confiança como presidente, para prejuízo manifesto do povo dos Estados Unidos."