O presidente dos EUA, Joe Biden, ao lado da vice-presidente Kamala Harris, fala sobre o acordo bipartidários de senadores sobre o plano de infraestrutura
O presidente dos EUA, Joe Biden, ao lado da vice-presidente Kamala Harris, fala sobre o acordo bipartidários de senadores sobre o plano de infraestrutura| Foto: EFE/EPA/SARAH SILBIGER / POOL

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira que senadores republicanos e democratas chegaram a um acordo para o plano de infraestruturas, com o qual serão criados "milhões de postos de trabalho".

"Chegamos a um acordo", afirmou Biden na Casa Branca, ao lado de um grupo de senadores, ao se referir a um volumoso plano de investimento para modernizar a rede de infraestruturas nos EUA.

O acordo, do qual não foram divulgados detalhes econômicos, mas que pode girar por volta de US$ 1 trilhão, chega após meses de negociações entre republicanos e democratas, e deverá ser ratificado no Congresso. Biden indicou que o plano permitirá "a criação de milhares de postos de trabalho" na reconstrução de portos, aeroportos, pontes e estradas.

Nas negociações anteriores, o mandatário havia rebaixado o montante do plano, o qual inicialmente situou em US$ 2,3 trilhões, após as críticas dos republicanos, que consideraram o valor excessivo. A senadora democrata Kyrsten Sinema, uma das incentivadoras da proposta, destacou à imprensa que todas as partes tiveram que "ceder em algo para obter algo".