biden putin
Em nova troca de farpas, o presidente dos EUA, Joe Biden, chamou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de “criminoso de guerra”; Rússia diz que fala é “imperdoável”.| Foto: Eric BARADAT e Pavel Golovkin/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou nesta quarta-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de "criminoso de guerra" por conta do uso de táticas militares "bárbaras" durante a invasão da Ucrânia. "Ele é um criminoso de guerra", disse Biden em resposta à pergunta de um repórter durante um evento na Casa Branca.

Até agora, o governo dos EUA evitou usar o termo para se referir a Putin, embora a vice-presidente Kamala Harris tenha dito na semana passada que deveria haver uma investigação sobre os possíveis crimes de guerra da Rússia na Ucrânia.

Em resposta à declaração de Biden, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, caracterizou os comentários feitos pelo presidente norte-americano como "inaceitáveis" e "imperdoáveis", informou a Reuters citando a agência estatal russa Tass News.

Logo após os comentários de Biden, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, ressaltou que o presidente "estava falando com o coração e em relação ao que viu na televisão e que, por enquanto, o Departamento de Estado dos EUA não fez uma declaração formal acusando a Rússia de ter cometido crimes de guerra.

Com informações do The Guardian, Reuters e Tass News.