O presidente acrescentou que a resposta dos EUA dependeria da “natureza do uso” de armas químicas na Ucrânia pela Rússia.
O presidente acrescentou que a resposta dos EUA dependeria da “natureza do uso” de armas químicas na Ucrânia pela Rússia.| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu nesta quinta-feira (24) que seu governo "responderá" se Moscou utilizar armas químicas em território ucraniano e que a Rússia deve ser expulsa do G20 devido à invasão da Ucrânia.

As declarações foram registradas em coletiva após Biden ter participado das cúpulas da OTAN e do G7 em Bruxelas. O presidente acrescentou que a resposta dos EUA dependeria da "natureza do uso" de armas químicas na Ucrânia pela Rússia.

O chefe da Casa Branca também garantiu que se o restante integrantes do grupo não estiverem de acordo com a expulsão dos russos, deveriam, pelo menos, permitir que a Ucrânia participe também das reuniões do mecanismo multilateral.

Ainda na reunião, o presidente americano revelou que, há uma semana, alertou o presidente da China, Xi Jinping, que este colocaria em "perigo significativo" sua relação econômica com o Ocidente, especialmente com Estados Unidos e União Europeia (UE),se ajudar a Rússia na Ucrânia.