Foto de 20 de janeiro de 2021 mostra o busto de Cesar Chavez, fundador da National Farm Workers Association, como parte da decoração do Salão Oval do presidente americano Joe Biden na Casa Branca em Washington, DC.
Foto de 20 de janeiro de 2021 mostra o busto de Cesar Chavez, fundador da National Farm Workers Association, como parte da decoração do Salão Oval do presidente americano Joe Biden na Casa Branca em Washington, DC.| Foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, removeu o busto do ex-premiê britânico Winston Churchill do Salão Oval da Casa Branca e inseriu um de Cesar Chavez, líder sindicalista de agricultores americanos relacionado com a comunidade latina.

O busto de Churchill – um presente do ex-premiê Tony Blair ao então presidente George W. Bush após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 – já havia sido removido por Barack Obama e reintroduzido por Donald Trump. A mudança foi considerada como um gesto “esnobe” de Biden, por parte da imprensa britânica.

A alteração da decoração do gabinete é comum durante a troca de presidentes. Biden também colocou um busto do ativista de direitos humanos Martim Luther King Jr., e quadros de Thomas Jefferson e Alexander Hamilton, pais fundadores dos EUA.