Vacina produzida pela universidade de Oxford e o laboratório Astrazeneca.
Vacina produzida pela universidade de Oxford e o laboratório Astrazeneca.| Foto: Reprodução Universidade de Oxford/Facebook

A Itália bloqueou a exportação de um lote de 250 mil doses de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 para a Austrália, segundo pessoas ligadas ao assunto. A medida foi coordenada com a União Europeia, em uma mostra da crescente frustração no bloco com as entregas lentas de imunizantes pela empresa, que forneceu apenas 40% do contratado pela UE para o primeiro trimestre de 2021, informou a BBC News.

Em janeiro, o então primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte descreveu os atrasos no fornecimento de vacinas pela AstraZeneca e pela Pfizer como "inaceitáveis" e acusou as empresas de violar seus contratos. Seu sucessor, Mario Draghi, também está cobrando o cumprimento do contrato. As 250 mil doses bloqueadas foram produzidas por uma fábrica da AstraZeneca na Itália.

A vacinação na União Europeia está em ritmo muito mais lento do que no Reino Unido e nos Estados Unidos, por exemplo. De acordo com o site Our World in Data, quase 8 doses de vacina foram aplicadas para cada 100 pessoas – considerando primeiras e segundas doses. No vizinho Reino Unido esse número já é de quase 32 doses para cada 100 pessoas.