O ex-presidente da Bolívia Evo Morales, em coletiva de imprensa em Buenos Aires, 17 de dezembro de 2019
O ex-presidente da Bolívia Evo Morales, em coletiva de imprensa em Buenos Aires, 17 de dezembro de 2019| Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP

A Promotoria de La Paz emitiu nesta quarta-feira (18) uma ordem de prisão contra o ex-presidente boliviano Evo Morales, que está refugiado na Argentina. Ele é acusado pelo governo da presidente interina Jeanine Áñez por supostos atos de sedição, terrorismo e financiamento ao terrorismo.

O documento informa que a ordem de prisão pode ser executada em qualquer horário e data, com ajuda da força pública, respeitando o exercício dos direitos e garantias constitucionais do acusado.

Na terça-feira, Morales disse em coletiva de imprensa em Buenos Aires que não temia a prisão: "Não tenho medo da detenção. Quantas vezes fui detido e processado?"

Ministro do Governo, Arturo Murillo apresentou há alguns dias uma demanda penal contra Morales, acusando-o de promover violentos enfrentamentos que deixaram 35 mortos. A acusação é baseada em um áudio no qual supostamente se escuta o ex-presidente ordenando que se resistisse e também por um cerco nas cidades a fim de derrubar a presidente interina Jeanine Áñez.