O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, no Parlamento britânico, Londres, 9 de setembro de 2019
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, no Parlamento britânico, Londres, 9 de setembro de 2019| Foto: Parliamentary Recording Unit / AFP

O Parlamento do Reino Unido rejeitou na noite desta segunda-feira (9) pela segunda vez o pedido do primeiro-ministro Boris Johnson para antecipar as eleições para o dia 15 de outubro. Foram 293 votos a favor da proposta e 46 votaram contra, mas o governo não conseguiu a maioria de dois terços do Parlamento (434) necessária para antecipar a disputa. Essa é a sexta votação no Parlamento da qual Johnson sai derrotado.

Essa foi a segunda vez que Johnson, que perdeu a maioria parlamentar na semana passada, tentou a aprovação de eleições gerais antecipadas. Para o primeiro-ministro, esse seria um meio de se sair do impasse atual, no qual o Parlamento pressiona para que apenas se deixe a União Europeia, no processo chamado Brexit, após um acordo com o bloco. O premiê diz que conseguirá renegociar os termos da saída a tempo, mas há grande ceticismo em Londres sobre suas chances de sucesso. Mais cedo, ele insistiu que não pedirá mais prazo à UE.

"Mais cedo eu pedi para a Câmara confiar no povo mas, mais uma vez, a oposição acha que sabe mais", disse Boris Johnson após o resultado da votação. "Eles querem que o primeiro-ministro britânico vá para uma negociação vital sem o poder de ir embora. Eles querem adiar o Brexit mais uma vez, sem fazer referência aos que votaram por ele. E agora a Câmara vai encerrar [...] e eu espero que a oposição use esse tempo para refletir. Enquanto isso, este governo continuará negociando um acordo".

Na semana passada, o Parlamento britânico havia votado contra proposta similar do premiê por eleições antecipadas. Johnson queria uma eleição em 15 de outubro, mas os legisladores antes exigem garantias de que não haverá uma saída da UE sem acordo.