Trump e Bolsonaro se encontram em reunião do G20, que ocorreu em junho na cidade de Osaka, no Japão
Trump e Bolsonaro se encontram em reunião do G20, que ocorreu em junho na cidade de Osaka, no Japão| Foto: Alan Santos/ Presidência da República

O Brasil está tornando mais fácil para os Estados Unidos deportar brasileiros que estejam sem documentos. O governo brasileiro pediu a companhias aéreas que permitam o embarque de deportados mesmo se eles não tiverem um passaporte válido, informou a agência de notícias Reuters, citando três fontes do governo brasileiros que falaram sob anonimato. A medida foi tomada após pressão do governo do presidente americano Donald Trump, inclusive sob o risco de sanções, disseram as autoridades brasileiras, sem detalhar que espécie de sanções.

Segundo a reportagem, a Polícia Federal enviou um memorando às companhias aéreas em junho permitindo que elas transportem cidadãos brasileiros deportados que possuam apenas um certificado de nacionalidade emitido por um consulado, caso eles não tenham passaporte, que antes era exigido para viajar ao Brasil. A medida ajuda os esforços do governo Trump para acelerar a remoção de imigrantes sem documentos.