vacina pfizer
Uma enfermeira se prepara para administrar a vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 no Guy’s Hospital em Londres, em 8 de dezembro de 2020| Foto: Frank Augstein/AFP

A vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Pfizer em parceria com com BioNTech foi aprovada pelo órgão regulador do Canadá nesta quarta-feira (9), após dois meses de análise dos dados dos testes clínicos, fornecidos pelas companhias. O imunizante já está sendo usado no Reino Unido, foi aprovado no Bahrein e deve receber a autorização de uso emergencial nos Estados Unidos ainda nesta semana. Com a aprovação no Canadá, é possível que a vacinação inicie na semana que vem, quando o primeiro carregamento chegar ao país.

"Os canadenses podem se sentir confiantes de que o processo de revisão foi rigoroso e de que temos fortes sistemas de monitoramento em funcionamento. A Health Canada e a Agência de Saúde Pública do Canadá monitorarão de perto a segurança da vacina assim que ela estiver no mercado e não hesitarão em agir se quaisquer problemas de segurança forem identificados", informou o governo canadense em nota.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro Justin Trudeau disse que 249 mil doses da vacina da Pfizer-BioNtech estarão disponíveis no país até o fim do ano. Até agora, o Canadá comprou seis milhões de doses deste imunizante.