Antes do anúncio da sentença, Éric Zemmour havia declarado que o processo era uma tentativa de “intimidação” e que não iria se “calar”
Antes do anúncio da sentença, Éric Zemmour havia declarado que o processo era uma tentativa de “intimidação” e que não iria se “calar”| Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

Um tribunal francês condenou Éric Zemmour, candidato à presidência da França, por “discurso de ódio racista”. Segundo informações do The Guardian, o jornalista terá que pagar 10 mil euros por ter dito em 2020 que crianças imigrantes desacompanhadas eram “ladrões, assassinos, são estupradores. Isso é tudo que eles são. Devemos enviá-los de volta”.

O advogado de Zemmour disse que vai recorrer da decisão. Ainda segundo o Guardian, Zemmour, que não compareceu durante o julgamento e nem durante o anúncio da sentença, havia declarado que o processo era uma tentativa de “intimidação” e que não iria se “calar”.

Zemmour já havia sido condenado outras duas vezes pela mesma acusação: em 2011, foi multado em 10 mil euros após afirmar que “a maioria dos traficantes são negros e árabes” e em 2018, em 3 mil euros por comentários em que apontou uma “invasão” muçulmana na França.