O cardeal polonês Konrad Krajewski e o papa Francisco, durante evento em Roma no fim de 2021.
O cardeal polonês Konrad Krajewski e o papa Francisco, durante evento em Roma no fim de 2021.| Foto: Fabio Frustaci/EFE/EPA

O cardeal polonês Konrad Krajewski, esmoleiro apostólico que foi enviado pelo papa Francisco à Ucrânia para levar uma ambulância e celebrar os ritos da Semana Santa para os católicos do país, celebrará nesta sexta-feira a Via Sacra na cidade de Bucha, onde, após a retirada do Exército russo, apareceram centenas de cadáveres de pessoas torturadas e executadas. O local exato em Bucha onde ocorrerá a celebração ainda é desconhecido, enquanto as demais celebrações da Semana Santa acontecerão em diferentes igrejas.

O enviado do papa entregou a ambulância, a segunda que Francisco doa à Ucrânia, ao hospital cardiológico de Kiev depois de levá-la pessoalmente de Roma, em sua terceira viagem à Ucrânia desde o início da guerra com a invasão russa. “Lá, onde as imagens da televisão mostraram a crueza mais implacável da guerra, naquela cena de desolação, celebrarei a Via Sacra junto com o núncio [o arcebispo Visvaldas Kulbokas], enquanto o papa estará no Coliseu de Roma”, explicou Krajewski à imprensa do Vaticano. “Era isso que o papa queria: que eu ficasse a semana inteira para vivenciar o Tríduo Pascal com os ucranianos; não para tirar fotos ou viajar, mas para ficar e rezar”, acrescentou Krajewski.