itália covid-19 jovens
Mulheres dançam na areia de um restaurante ao ar livre de uma praia em Fregene perto de Roma, no dia 14 de agosto de 2020| Foto: Tiziana FABI/AFP

O governo da Itália fechará discotecas e clubes e tornará obrigatório o uso de máscara ao ar livre em algumas áreas durante a noite. A retomada de restrições, anunciada no domingo (16), ocorre porque casos de coronavírus aumentam em todo o país, especialmente entre os mais jovens. A regra passa a valer nesta segunda e vai até, pelo menos, 7 de setembro.

Os novos casos na semana passada na Itália, o primeiro país europeu a ser duramente atingido pelo coronavírus, foram mais do que o dobro dos registrados há três semanas. A idade das pessoas que contraem o vírus caiu em média para menos de 40 anos. O decreto suspende o funcionamento das discotecas ao ar livre, já que os locais de festa em espaços fechados não haviam sido autorizados a retomar as atividades.

"Não podemos anular os sacrifícios dos últimos meses. Nossa prioridade deve ser a de abrir escolas em setembro, com toda a segurança", disse o ministro da Saúde, Roberto Speranza, no Facebook. No sábado, ele havia estimular os jovens a serem cautelosos, pois "se infectarem seus pais e avós, corriam o risco de causar danos reais". A Itália registra 254 mil contágios e mais de 35 mil mortes por Covid-19.