Iranianos se reúnem em Teerã para o funeral do general Qasem Suleimani, morto em um ataque dos EUA em Bagdá, 6 de janeiro de 2020
Iranianos se reúnem em Teerã para o funeral do general Qasem Suleimani, morto em um ataque dos EUA em Bagdá, 6 de janeiro de 2020| Foto: Khamenei.ir / AFP

Centenas de milhares de pessoas foram às ruas da capital do Irã, Teerã, nesta segunda-feira (6) para o segundo dia de procissão fúnebre em homenagem ao general Qasem Suleimani, morto na semana passada em ataque por um drone americano.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, liderou de forma emotiva as orações fúnebres na Universidade de Teerã sobre o caixão do general Suleimani, que chegou a Teerã no final do domingo, depois de ser levado pelas cidades de Ahwaz e Meshed como parte de uma procissão de luto de três dias. As pessoas na multidão choravam enquanto Khamenei orava. As cerimônias de luto devem terminar na próxima terça-feira, com a cremação dos restos mortais de Soleimani em sua cidade natal, Kerman. As procissões em homenagem a Suleimani marcam a primeira vez que o Irã homenageia um único homem com uma cerimônia de várias cidades.

A filha do general iraniano, Zeinab Suleimani, declarou em discurso nesta segunda-feira que a morte de seu pai "trará dias mais escuros" para Estados Unidos e Israel.

O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira em seu Twitter que o Irã "nunca terá uma arma nuclear".