Craig Faller fala sobre aliança dos EUA com Brasil
Almirante Craig Faller fala sobre aliança dos EUA com Brasil em cerimônia no RJ| Foto: Divulgação/Timothy Ahearn/Marinha dos EUA

O reconhecimento do Brasil como aliado prioritário extra-Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é um "selo de aprovação" do governo americano, disse nesta segunda-feira (19) o almirante Craig Faller, chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, em uma cerimônia militar no Rio de Janeiro. A informação é do jornal O Globo. Os Estados Unidos designaram o Brasil como um aliado prioritário extra-Otan em 31 de julho, mas as negociações já haviam começado no ano passado, segundo Faller.

"Essa relação militar entre Brasil e EUA se manteve ao longo do tempo, sobrevivendo a tempos difíceis, tempos de paz, à  Segunda Guerra Mundial, ninguém quer passar por isso novamente. Esse reconhecimento (aliado extra-Otan), uma estrutura para fortalecer nossos exercícios, nossa troca de informações de inteligência, nossa troca de tecnologias. Isso está diretamente ligado à ênfase dada pela nossa Estratégia Nacional de Defesa, de dar apoio a nossos principais parceiros. É uma fita azul de qualidade, um selo de aprovação dessa relação, uma manifestação do que é importante no futuro", disse ele, segundo relato do jornalista Filipe Barini.