Marek Kuchcinski, chefe do Parlamento polonês, anuncia a sua renúncia em coletiva de imprensa em Varsóvia, 8 de agosto de 2019. Kuchcinski apresentou a sua renúncia após ser acusado de usar avião do governo para viagens particulares, causando um escândalo às vésperas das eleições
Marek Kuchcinski, chefe do Parlamento polonês, anuncia a sua renúncia em coletiva de imprensa em Varsóvia, 8 de agosto de 2019. Kuchcinski apresentou a sua renúncia após ser acusado de usar avião do governo para viagens particulares, causando um escândalo às vésperas das eleições| Foto: Janek SKARZYNSKI / AFP

O chefe do Parlamento da Polônia, Marek Kuchcinski, disse nesta quinta-feira (8) que vai renunciar após a revelação de que ele e sua família usaram um avião do governo para viagem particulares, segundo a agência de notícias Reuters.

O escândalo causou constrangimento ao partido conservador Lei e Justiça (PiS) às vésperas da eleição de outubro. O partido foi eleito com a promessa de limpar o legado de corrupção e de influência comunista tolerada por governos anteriores.

"Eu pretendo apresentar a minha renúncia amanhã", disse Kuchcinski em coletiva de imprensa ao lado do líder do PiS Jaroslaw Kaczynski, após ter se desculpado pelo uso de um jato do governo para 23 voos com a sua família.